A VALE ENGANA E
PREJUDICA SERGIPE
A Vale, uma das
maiores mineradoras do mundo, ganhou em Sergipe quase um presente. Nos anos
noventa, ainda estatal, já era a maior exportadora de minério
de ferro do mundo. Collor fechou a mina
de Taquarí – Vassouras, operada pela Petromisa , subsidiária da Petrobrás,
única produtora de potássio no Brasil e no hemisfério sul. A Petromisa
era rentável, mas, ao que se propalou na época, entravam em cena os
interesses de um poderoso grupo importador ligado à família do presidente. O
dono era avô dos seus filhos. Os
trabalhadores da mina, liderados pelo geólogo Jose Eduardo Dutra, começaram a
agir. Albano, então senador, que apoiara Collor depois da promessa que ele
fizera no sentido de não mexer com a Petromisa ,
foi procurado pelos trabalhadores para que fosse cobrar a promessa não
cumprida. Ele juntou-se aos sindicalistas com a participação dos governadores
Valadares, depois João Alves. Encontrou- se uma astuciosa fórmula que
permitiria a reabertura da mina: a
incorporação da estatal Petromisa por
outra estatal, que então se chamava Vale
do Rio Doce. Em seguida, a Vale do Rio Doce seria privatizada por um precinho camarada ,
e se chamaria apenas Vale, entre outras
coisas, dona da usina de potássio. As jazidas estão
se extinguindo, e surgiu a alternativa de produzir o potássio através da carnalita
, minério encontrado fartamente no subsolo
sergipano. A Vale se dispôs a desenvolver o Projeto Carnalita, algo em torno de uns 4 bilhões de dólares. Isso há 4 anos . Desde
então, acontecem protelações, impasses a
superar, obstáculos alegados, que, por sinal, já foram todos resolvidos pelos governos de Sergipe e federal. Mas o Projeto carnalita não deslancha, não sai do papel. A Vale
engana, ludibria, e prejudica Sergipe.
A Vale ganhou mais
dois presentes menores em Sergipe: o
porto de mar, da PETROBRAS, e a ferrovia antes operada pela Leste que,
privatizada, transformou-se na Ferrovia Atlântico, subsidiária da Vale . A ferrovia, ainda que precariamente, funcionava. A Vale desativou-a. O porto, operado pela Vale rende um razoável lucro. Precisa ser modernizado, ampliado. Há o
interesse de uma das maiores operadoras em logística portuária do mundo: a Hamburg- Sud . Mas a Vale fecha-se na sua
redoma, nada define sobre uma possível joint-
venture com a Hamburg para ampliar o porto, nem dá sinais de querer
reativar a ferrovia . A Vale é hoje uma
¨ caveira de burro ¨ enterrada no solo
de Sergipe. É preciso que se comece a desenterrar essa ¨ caveira
¨ aziaga.
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