domingo, 25 de janeiro de 2015

70 MILHÕES DE SUPER RICOS E UM BILHÃO DE FAMINTOS



70 MILHÕES DE SUPER RICOS
 E  UM BILHÃO DE FAMINTOS
O mundo está ocupado por 7 bilhões de indivíduos, Deve passar dos 10 bilhões nos próximos 20 anos. Dos 7 bilhões de hoje um bilhão vivem em estado de absoluta miséria, com uma renda de pouco mais de um dólar por dia,  menos do que oferece a nossa Bolsa Família.   Em 2016  1% da população do mundo possuirá  mais   de 50 % da riqueza mundial.
Escrito por um jovem economista francês o livro O Capital no Século XXI, publicado em 2012,  poderá,  já no próximo ano ter sido folheado por muito mais pessoas do que as que leram O Capital, de Karl Marx há mais de um século . O livro de Thomas Piketty não pode deixar de ser lido por quem quiser entender  o  abismo a que chegaremos se os métodos do capitalismo não forem    modificados. Revela Piketty que a concentração de renda e a desigualdade tendem a aumentar porque a taxa de rendimento do capital supera a do crescimento econômico .  A   economia especulativa real que disso resulta é socialmente parasitária  e drena cada vez mais a riqueza do mundo para   os hiper- bilionários. 
Piketty propõe  mudanças radicais.  Vejamos o que ele diz:  ¨O imposto sobre o capital faria prevalecer o interesse geral em detrimento do interesse privado, preservando, a um só tempo a abertura econômica  e as forças da concorrência. Em sua forma realmente global o imposto sobre o capital seria uma utopia. Assim, poderíamos  pensar em uma solução que funcionasse e pudesse ser aplicada em escala regional ou continental, e em particular européia, começando pelos países que desejassem instituí-la. Contudo, antes de chegar a essa solução é necessário primeiro expandir a questão do imposto sobre o capital  (  que será sempre apenas um dos elementos de um sistema fiscal  e social ideal )  para um contexto muito mais amplo:  o do papel do poder público na produção e distribuição das riquezas e na construção de um Estado social adaptado  ao século XXI.¨
São coisas assim que os ortodoxos defensores  da economia de mercado nem querem ouvir falar,  por isso,  andam a chamar Piketty de  comunista.
Quanta burrice.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário