sábado, 13 de dezembro de 2014

OS PILOTOS DE PROVA DA DEMOCRACIA

OS PILOTOS DE PROVA  DA DEMOCRACIA
¨No Brasil a democracia é  uma plantinha tenra, que necessita de cuidados para não  fenecer¨.
 A autoria desta  frase é incertamente atribuída a diversos  políticos, mas, o que se tem  bem sabido, é que ela surgiu   após o fim do Estado Novo quando o país atravessava o inseguro período de redemocratização,  A democracia não é uma ¨plantinha  tenra ¨ apenas no Brasil, na verdade, o chamado  talvez um tanto ufanisticamente,  sistema de governo do povo para o povo  e pelo povo, é uma experiência muito recentemente incluída no processo civilizatório de alguns países,  na sua grande maioria ocidentais e desenvolvidos.
A História da humanidade  se confunde com as biografias de déspotas, esclarecidos  uns poucos, e não esclarecidos, quase todos.
A feição autoritária ou mesmo totalitária é quase a mesma, surgindo desde os primórdios da civilização até o período dito moderno,  em que,  tendo chegado ao clímax do progresso tecnológico, a humanidade colocou a tecnologia à serviço da sua própria destruição. Por trás das hecatombes dos séculos 19 e 20,   estava o  germe nefasto da visão totalitária a contaminar a sociedade  Quando , este ano fez 100 anos,  Alemanha, França , Inglaterra  e Rússia se  engalfinharam na guerra que foi a primeira mundial, o Kaiser alemão  e o Tzar russo eram dois autocratas, enquanto a  França e a Inglaterra definiam-se como países democráticos, mas , tanto os russos, e alemães, como os ingleses e franceses foram morrer pela pátria sem saber exatamente porque morriam.
A democracia como idéia e prática efetiva da soberania popular, tem sido apenas um ensaio  registrado num curto espaço de tempo, do qual as últimas gerações participaram como se fossem pilotos de prova, sofrendo as conseqüências de bruscos retrocessos,   aqueles riscos representados  pelas recorrentes investidas dos sempre inadaptados a esse novíssimo modelo de convivência humana, fundamentada no pluralismo, no voto livre e na igualdade de direitos.
Esses que odeiam a democracia   fazem coisas assim, como as manifestações que estão acontecendo em cidades brasileiras, sempre, e felizmente, com menos de cem pessoas  pedindo  intervenção militar, ou seja, mais uma ditadura. Talvez sonhem com um Jair Bolsonaro alcançando o posto de  grande coiceiro da República.
 A democracia tem essa característica singular que é  tolerar, ou melhor, assegurar,  o pleno direito   de quem deseja sepultá-la.

Resta saber se os que renegam a democracia,  vivendo,  depois, na ditadura que pediram, teriam o mesmo direito de, arrependidos, clamarem pela volta do regime  que ajudaram a suprimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário