sábado, 18 de janeiro de 2014

UM E-MAIL DO VETERINÁRIO SERTANEJO



UM E-MAIL DO VETERINÁRIO SERTANEJO
A propósito de artigo aqui publicado intitulado O Progama do Leite e a Alternativa Criativa, recebemos do¨ veterinário sertanejo¨, o laborioso especialista em semiárido Wolney Britto,  o e-mail que reproduzimos.
¨Lendo a matéria que lembra o sucesso do Programa do Leite coordenado à época pela EMDAGRO, tendo como secretário da agricultura Heleno Silva, atual Prefeito de Canindé, recordo: Naquele ano  de 2001 a atividade leiteira passava por um período difícil, com o alto preço dos insumos e o baixo preço do leite  pago ao produtor..
 No assentamento Barra da Onça concebido para ser um projeto leiteiro,  com a decadência , os assentados buscaram outras atividades não agrícolas, a exemplo das camionetas e caminhões que faziam  frete nas feiras regionais. Lembro-me da angústia do prefeito de Poço Redondo Frei Enoque, vendo a Barra da Onça saindo do seu objetivo, tornando-se um assentamento  pelo endividamento dos seus agricultores,  em estado de falência.
Além do programa do Leite garantir preço justo ao produtor, favoreceu a instalação do laticínio ainda hoje em funcionamento, agregando valor com remuneração justa aos assentados. O programa implantado em Sergipe serviu de modelo aos demais estados do nordeste.
Acredito no sertão de Sergipe como região viável para a produção leiteira. Precisamos unir forças dos governos municipal, estadual e federal, levando aos produtores tecnologias simples e eficientes, principalmente um programa de suporte forrageiro, reserva de alimentos para o período seco.
O prefeito Heleno lembra  de quando trabalhamos juntos  em Monte Alegre no projeto de convivência com a seca, orientando os produtores na implantação do capim buffel, urucroa e leocena com o objetivo de fortalecer o suporte alimentar dos rebanhos.
Atualmente,  temos modelos de produção de palma adensada e outra leguminosa arbórea, a gliricídia, que mantem suas folhas no período seco e suas flores alimentam as abelhas no verão. Como alternativa  criativa  temos tecnologias apropriadas de convivência  com o semiárido, implementando um programa de capacitação dos produtores voltado à qualidade do leite,  que, além de melhorar a sanidade das vacas leiteiras trará  maior remuneração aos produtores.
Prefeito Heleno, Canindé tem  perímetros irrigados, mostre que a área de sequeiro é viável à atividade leiteira.¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário