domingo, 31 de julho de 2011

IMAGENS TERRIVEIS DE UM TRANSITO MORTIFERO


As imagens são assustadoras, capazes de fazer parar a respiração ou provocar desmaios em pessoas menos resistentes. Há no DETRAN  fotos alarmantes de horrorosos acidentes ocorridos  na sua maioria em Aracaju. O numero de tragédias tem crescido num ritmo acelerado. O aumento da frota motorizada é impressionante.  Para tornar ainda mais grave o cenário desolador,  nos últimos anos entraram em cena as motocicletas. A quantidade de mortes vem subindo mês a mês, e as motos respondem em grande parte pelas vitimas fatais, pelos mutilados. Há  descontrolada imprudência, enorme irresponsabilidade, há também imperícia, e há, sobretudo, a conseqüência de muito álcool nas cabeças, na sua maior parte de gente jovem.
 O diretor –presidente do departamento de transito, ex-deputado federal Bosco Costa, viu as fotos,  ficou impressionado, e recomendou à sua equipe uma análise do gravíssimo problema para que sejam apresentadas sugestões com vistas a uma política mais eficaz de prevenção de acidentes. O diretor financeiro e administrativo Moacir............  tem,  no computador sobre a mesa um conjunto selecionado das mais tétricas fotos. Não se trata de uma galeria de horrores que ele estaria formando, mas, na verdade, um  sinal de alerta sobre a desenfreada mortandade.  A coordenadora de  acidentes de transito Glaukia Suiane,  sugere que o repertório espantoso de fotos das tragédias seja exibido a todos os que recebem, ou têm renovadas suas licenças de motoristas.
 Com os cuidados indispensáveis para não constranger as famílias de tantas vítimas, as fotos poderiam ser intensivamente exibidas numa campanha,  para provocar um choque,  tal como aconteceu com as imagens impressas nas carteiras de cigarros. Poder-se-ia pensar também  em exibir as fotos exatamente nos locais das baladas noturnas, nos bares, em todo os pontos onde uma juventude  inadvertida bebe muito,  depois, sai ao volante dos seus veículos  morrendo, ou matando. O Ministério Público poderia ter uma participação importante numa campanha desse tipo, que, mais do que nunca, se faz urgentemente necessária. Algumas operações policiais para fazer cumprir a lei seca, seriam  oportunas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário