sábado, 19 de março de 2011

AS MULTAS, AS EMPRESAS, A POPULAÇÃO

Quando foram instalados os pardais e lombadas eletrônicas pela cidade, houve uma falha que, pouco tempo depois seria responsável pela onda de insatisfação e descrédito que tomou conta da população aracajuana. Logo depois de postos a funcionar os equipamentos que geram tantas multas e tantos desagrados, a Prefeitura de Aracaju poderia começar a divulgar, mensalmente, uma estatística que talvez comprovasse a redução dos acidentes, com o limite de velocidade estabelecido e as punições para quem o transigisse. A essa preocupação com a transparência tão necessária diante da forma nada complacente como a opinião pública avalia a administração pública, uma outra divulgação se faria indispensável, e essa seria a relação completa, a soma total de todas as multas aplicadas a cada mês, quanto elas renderam em recursos, e exatamente quanto desses recursos teriam sido aplicados, e onde. Assim, a população estaria perfeitamente esclarecida , convencida, se fosse o caso, da eficiência dos radares e das multas, e sem alimentar dúvidas sobre o exato destino dos recursos. Se poderia, inclusive, na informação mensalmente transmitida, explicar também, minuciosamente, o percentual que caberia às empresas prestadoras dos serviços e a quantia exata que coube aos cofres públicos.
Agora, depois que estourou o escândalo das empresas, o esquema de corrupção e propinas revelado pelo Fantástico , ficará bem mais difícil convencer aos aracajuanos de que aqui tudo está absolutamente normal . Não se quer lançar dúvidas sobre a honorabilidade pessoal do médico Samarone, o administrador da SMTT, até porque, não há motivos plausíveis para tanto, mas, parece inútil o esforço que ele faz para demonstrar a legalidade dos contratos. Para a população hoje tão ressabiada, é o mesmo que tentar, agora, depois da tragédia japonesa, convencer ao povo que uma usina nuclear poderá ser uma boa coisa..
Melhor seria suspender os contratos, até que uma avaliação melhor fosse feita e também apuradas as denuncias da Tv- Globo, que, por sinal, passaram bem longe de Aracaju. Se isso não for feito agora, o preço a pagar em 2012 será bem pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário