sábado, 22 de agosto de 2015

O GRANDE GESTO EM AGOSTO

O GRANDE GESTO EM AGOSTO
A crise vinha de longe, e  naquelas circunstancias se chamava Getúlio Vargas.   Eleito em 1950, cinco anos após ter sido deposto do poder que exercera por um tempo  por ele chamado  ¨ curto período de 15 anos ,¨  Getúlio despertara paixões e ódios.  os que o combatiam e odiavam não engoliam a derrota que ele impusera, nas urnas, ao brigadeiro Eduardo Gomes, um herói nacional colocado num pedestal, na verdade mais alto do que a média entre suas virtudes e defeitos. E o brigadeiro sonhava com golpes militares.
Na madrugada  de 5 de agosto de 54 acendeu-se o estopim que faria explodir a bomba. Um pistoleiro, Climério, contratado para matar o jornalista Carlos Lacerda, errou o alvo,  acertou o major – aviador  Vaz,  que acompanhava Lacerda,   retornando  de uma das suas demolidoras palestras para uma platéia de oficiais golpistas. Instalou-se a insubordinação militar, e no dia 24 Getúlio matou-se com um tiro no peito.
Getulio Vargas tentava completar um projeto de Brasil que ele iniciara como ditador, e enfrentava o rançoso conservadorismo das elites  brasileiras ,  apoiadas pelo anticomunismo histérico de setores militares e da Igreja.
 Getúlio era um estadista, tinha a exata dimensão do seu papel, e  do  rumo a ser seguido.
Personalidades políticas do quilate de Getúlio têm a característica de despertar grandes paixões e grandes ódios. Naquele agosto, o ódio a tudo contaminara. Com o suicídio Getúlio desmobilizou os ódios, e fez renascer as paixões que a ele o povo sempre devotara. Derrotou seus inimigos  . Ao ser sepultado ,os brasileiros o pranteavam e os golpistas  batiam em retirada. Para as grandes personalidades reservam-se as grandes cenas, como nas óperas, uma abertura majestosa e um final apoteótico, mesmo quando trágico.
A nossa insossa  presidente não desperta ódios nem paixões, apenas, cria e recria decepções, desalentos, desencantos.Para ela os presságios deste agosto não apontam nada de trágico, nada como o gesto épico de Getúlio, quase a ouvir o barulho de armas ensarilhadas entrando pelos seus aposentos no Palácio do Catete, e, por isso, acionando contra ele mesmo a sua própria arma.
Felizmente, as nossas instituições estão de pé, e firmes, mas Dilma está trôpega, e a crise não se resolve.
Este agosto poderia testemunhar  outro grande gesto a ser inscrito na nossa História . Desta vez, um gesto de desprendimento, de serenidade coerente diante da responsabilidade com a nação.  Gesto que se consubstanciaria numa carta de renuncia.

Isso  acontecendo ,  o país agora descendo a ladeira do pessimismo,  certamente  ganharia um novo alento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário