sábado, 15 de agosto de 2015

NOTICIAS DO SEMIÁRIDO ONDE É POUCA A CHUVA

NOTICIAS DO SEMIÁRIDO
ONDE É POUCA A CHUVA
Essa chuva que ensopa o litoral neste mês também friorento de agosto, com ventos e ressaca no mar, essa chuva por aqui farta, não chegou com a mesma intensidade ao sertão. Por isso a safra de milho quase não existirá em muitas regiões sem chuva. Mas em Simão Dias,  Carira, Frei Paulo,  Aparecida, Pinhão,  Glória, o milho quase maduro nas extensas plantações é  alento em tempos de crise.
No sertão fica a pergunta se vai mesmo o Pelotão da Caatinga ser transferido da área estratégica da divisa onde está  para
 Glória,  onde não  terá a mesma capacidade para agir rápido e prender bandidos.
Pelo semiárido andou a Secretária da Inclusão, a incansável Marta Barreto.  Levou a boa nova dos  pontos de venda de produtos da agricultura familiar, principalmente orgânicos.  Uma  oportunidade de comercialização para os irrigantes dos perímetros   Califórnia e Jacaré- Curituba.
E no semiárido houve o exemplo de como ações ambientais podem ser feitas com a participação da coletividade, dos poderes públicos.
Adeval Marques, um comunicador e ativista social lançou a idéia de um mutirão para limpeza do castigado rio Jacaré. É um rio que nasce nas encostas da serra da Guia, percorre mais de cinqüenta quilômetros atravessando uma área ressequida até encontrar-se com o São Francisco. É rio intermitente, mas nos últimos anos sempre está seco.  Conta nos seus livros o saudoso poeta e estudioso do sertão Alcino Alves que o sertão bebia a água do Jacaré e nas grandes secas cavava cacimbas no seu leito.

O Jacaré estava imundo e atendendo o apelo de Adeval o prefeito  Roberto Araujo juntou funcionários, voluntários e deixou limpo o leito no entorno da sede do município. Agora vai começar uma campanha permanente de educação ambiental, para evitar mais sujeiras. Bom exemplo a ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário