sábado, 15 de agosto de 2015

NA SAÚDE OS SINAIS VISÍVEIS DE MELHORIA

NA SAÚDE OS SINAIS
 VISÍVEIS DE MELHORIA
 Não há mais pessoas sobre macas ou colchões estendidos pelo chão, no Hospital de Urgência João Alves. Era a mais desoladora imagem do sistema estadual de saúde. Medidas que foram colocadas em prática  começam a  revelar resultados positivos. Há um controle centralizado da ocupação dos leitos hospitalares, inclusive das unidades de tratamento intensivo, há ainda o agendamento via Internet, a reativação de hospitais no interior, e isso tudo  vem tornando o sistema mais eficiente.
Fecharam-se também as torneiras dos desvios, exigiu-se das prestadoras de serviço o cumprimento do que ficou estabelecido em contrato, e há uma atenção especial para que se evitem os gastos absurdos com medicamentos ou procedimentos que  se tornaram uma praga de injustificáveis desperdícios.
Semana passada o Secretário Zezinho Sobral foi a São Paulo   conversar com Henrique Prata o  criador e dirigente da notável instituição que é o Hospital do Câncer de Barretos. Zezinho pretende instalar em Sergipe um sistema de prevenção do câncer, e quer adotar um  modelo semelhante ao que se   originou em Barretos. Zezinho  tem mantido reuniões com a comunidade de cancerologistas de Sergipe e deles vem recebendo sugestões valiosas.

Quando se exerce um cargo com o objetivo firme de uma missão recebida, e que deve ser cumprida, o que pareceria inalcançável começa a ser atingido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário